Medicina Tradicional Chinesa e o Inverno

Medicina Tradicional Chinesa e o Inverno

Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e o Inverno

Sentes-te cansado e sem vitalidade?

Tudo Muda, Tudo Flui, Tudo se Move. O ki, a energia vital, deve sempre estar em movimento. Quando isso não acontece surgem bloqueios no nosso corpo que, se não forem trabalhados, podem originar doenças. 
Assim, cada estação do ano é preciso ser observada de uma forma ampla e holística.

Chegados ao Inverno, associado ao Yin, energia feminina, à pouca luz, ao recolhimento, ao sentir e a uma menor acção, dá para compreender que é uma época do ano onde nos convida mais à reflexão. Assim, é normal que tenhamos mais vontade de estar em casa, de olharmos para nós e de ter momentos menos sociais, ou seja, de menos expansão. Esta voltará na Primavera e no Verão.

Os rins, são o órgão associados por excelência ao Inverno. O Jing do Rim é a nossa Força e a nossa Essência.
Logo, ele tem funções muito importantes como determinar a nossa força, vitalidade e é responsável pela circulação, controla os ossos, a medula e o cérebro assim como está associado à nossa sexualidade, ouvidos e cabelos.

Para que ele esteja em equilíbrio podemos começar por mudar a nossa alimentação. Comer e beber alimentos e bebidas frias ou geladas não é aconselhável pois só estamos a trazer mais frio ao nosso interior.
Privilegiar comidas e bebidas quentes é melhor forma de equilibramos o nosso Jing sobretudo alimentos como o feijão, nozes, abóbora, trigo, ostras, miso entre outros.

Outra forma de equilibrar os Rins pode ser através de sessões de Reflexologia Podal e ou Acupuntura, de modo a que o corpo se possa auto regular e desbloquear pontos que nos estão a provocar desequilíbrio.

Podes marcar a nossa consulta por:
fluirki@gmail.com
ou
tlm: 91790 3706

Vamos Fluirki?
Tavira Clinica Holistica


Voltar para o blog