Sabes identificar os sinais da Ansiedade?

Sabes identificar os sinais da Ansiedade?

O que é a Ansiedade?

A ansiedade é uma reação normal ao perigo ou ao stress do dia-a-dia. Pode ser entendida como uma sensação de medo perante uma ameaça ou uma preocupação perante algo que poderá acontecer e que tememos ser negativo. É comum as pessoas sentirem-se ansiosas quando têm problemas no trabalho, antes de passarem num exame ou quando necessitam de tomar uma decisão importante. Se a ansiedade for exagerada e/ou prolongada, persistindo para lá do evento desencadeador, poderá tratar-se de um problema mais grave.

Sabes identificar os sintomas da Ansiedade?

Podem ser de vários tipos, podendo alguns assumir preponderância sobre os outros:

  • psicológicos: sensação de medo intenso e apreensão, acompanhados de inquietação, estreitamento da atenção, que fica focada na fonte do medo; preocupações persistentes; estado de alerta com dificuldade em adormecer; irritabilidade (propensão fácil para o indivíduo se irritar)
  • físicos: tensão muscular, tremores, respiração mais rápida e, devido à respiração ofegante e superficial, podem surgir tonturas e formigueiros. Também por haver aumento dos batimentos cardíacos por minuto; transpiração profusa; boca seca; vontade súbita de urinar ou defecar
  • comportamentais: evitamento da ameaça ou dos estímulos associados ao perigo, por ansiedade intensa na sua aproximação ou até no ato de pensar sobre elas (por exemplo, pensar em viajar de avião faz o indivíduo ficar muito ansioso; se for fobia a alturas, não se aproxima de edifícios elevados nem passa em pontes)

Quem pode ser afetado pela ansiedade?

As perturbações de ansiedade são comuns. Podem afetar, ao longo da vida, quase 1 em cada 10 pessoas. Há indivíduos que ao longo da vida sofrerão de vários tipos de perturbação de ansiedade.

Podemos Preveni-la?

Sim, uma vez que temos conhecimento de alguns sintomas e consciência dos nossos pensamentos podemos preveni-la da seguintes forma:

. Fazer uma boa higiene do sono 
. Praticar exercício físico
. Ter uma boa alimentação variada e mediterrânica
. Praticar uma Medicina Preventiva: acupuntura, osteopatia, reflexologia, naturopatia, etc...
. Praticar Meditação
. Nutrir relações interpessoais
. Ter objetivos realistas e com significado na nossa vida pessoal e profissional

Conta Connosco para te ajudar a superar esses momentos aqui:
Fluirki@gmail.com
Tavira




Voltar para o blog